A infância como um despertar da literatura

Por: Annellyezy Aparecida.
Menina de oculos e cabelos cacheados  lendo um livro.
A leitura é um despertar da curiosidade da criança! Quando feita de forma dinâmica e sequenciada ajuda na alfabetização, desenvolvimento da linguagem oral e escrita e na aprendizagem de gêneros literários. Segundo a professora especialista em Educação Infantil, Socorro Oliveira, a leitura pode ajuda na construção do eu e na formação de cidadãos críticos, autônomos e mais conscientes de suas esescolhas. Ela acrescenta ainda que tudo isto depende da forma como o professor trabalha os textos em sala de aula, sendo de extrema importância o exemplo do mesmo como bom leitor para que as crianças possam se espelhar e o seguir como exemplo.
Porém, a leitura pode ir além da sala de aula, o professor pode fazer empréstimos de livros para que os alunos leiam e façam reconto da história. Sendo o caso de muitos projetos de “Sacolas Viajantes” que incentivam o gosto pela boa leitura e estimulam a criatividade dos alunos, como também a participação e Integração dos pais na vida escolar dos filhos a partir da leitura desses livros em casa. A Contar histórias para crianças de três a seis anos é de extrema importância, pois esta é a fase do simbolismo, da imaginação e formação de ideias aonde a criança começa a despertar a sua criação, sendo a mesma capaz de recontar as histórias para outras crianças da maneira como ela entendeu, como ressalta Socorro Oliveira.
Nesse meio, é também importante a relação das crianças com as tecnologias como o computador, um meio midiático complementar em sala de aula que, quando usado e supervisionado de forma correta, pode ajudar na leitura a partir de textos e vídeos da internet, como pode ajudar na alfabetização a partir de atividades de digitação em que as crianças vão procurando as letras no teclado Até mesmo o uso do próprio celular, que eles já utilizam em casa, com atividades criativas de vídeos e fotos.

O projeto Garagem da Leitura: um exemplo do incentivo da leitura



   E é neste contexto de incentivo à leitura, que o professor e poeta Gilberto José, no sitio Curralinho, município de Caturité, desenvolve o projeto “Garagem da Leitura” com atividades nas tardes de domingo para aproximadamente 25 crianças de três a doze anos. Elas têm contato com diversas histórias infantis, apresentação de teatro de fantoche, músicas, e entre outras.  Além da leitura, o projeto promove aulas de violão para iniciantes, beneficiando cerca de vinte alunos da comunidade, e saraus poéticos- musicais com participação de artistas locais, aberto a comunidade.
Estantes  de madeira em formato de casa com livros pratileiras.  A frente mulher lendo historias para crianças.
Primeiro dia da Garagem da Leitura - Arquivo Gilberto José


Tudo começou com uma brincadeira de criança!  Quando Gilberto José percebeu que seus filhos, que sempre tiveram acesso à leitura, estavam emprestando livros a outras crianças da comunidade. Então ele e sua esposa Adnalva Melo tiveram a ideia de fazer com que isto se tornasse uma pratica. E o local que tinham para abranger as crianças era à garagem de sua casa, sendo no dia doze de outubro de 2014, dia das crianças, o primeiro encontro da Garagem da Leitura.

No lado esquerdo meninas cantando em microfone. No centro meninas com uma casinha de madeira e bonecos. No lado Direito Gilberto José cantando com microfone e Adnalva Melo narrando uma história.
Apresentação no Agosto das Letras- João Pessoa -Pb Arquivo Gilberto José

Dessa maneira, em 2015 o projeto foi um dos vencedores do prêmio do Ministério da Cultura: “Todos por um Brasil de Leitores”, o dinheiro do prêmio foi usado para construir um novo local e comprar novos equipamentos. Mas foi a apresentação do musical em teatro e cordel da história de dois bonecos que viraram gente, intitulada: “Emanuel e Rosinha - Um Romance no Sertão”, escrita por Gilberto José e encenada pelas crianças do projeto que encantou e deu visibilidade à Garagem da Leitura. Se apresentando este musical no Agosto das Letras em João Pessoa - PB e na Feira Literária de Boqueirão- PB
        E acreditando que a leitura pode mudar a vida das pessoas, ajudar na construção de uma nova sociedade e no desenvolvimento humano, Gilberto José e sua esposa Adnalva Melo, também professora e coordenadora, pretendem construir sonhos a partir da literatura e propõe: “Despertar a curiosidade das crianças e unir as famílias em torno do hábito saudável de ler fora do ambiente escolar”, possibilitando também a integração de pais e filhos a partir das apresentações das crianças. O acervo da Garagem é mantido a partir de doações de voluntários, o que nem sempre é o suficiente, recebem, assim, doações de livros infantis e equipamentos para que possam dar continuidade a esse trabalho tão importante.

Contatos:
Fone: (83 0 3345 1096 / 98655 3143/ 987232928
Email: gilbertocatupb@gmail.com