Tempos Modernos- Um filme para aprender

 Por: Annellyezy Aparecida


Título: Tempos Modernos                      Ano: produção 1936

Dirigido por: Charles Chaplin                Estreia: 5 de Fevereiro de 1936

Duração: 87 minutos                              Classificação:  L - Livre para     

todos os   públicos

Gênero: Comédia, Historia.              
País de Origem: Estados Unidos da América


Temas abordados: 

-Revolução Industrial;                              -Fordismo/ Toyotismo;
-Alienação do trabalhador;                      -História do Cinema.

-Sociedade de Consumo;                        -Divisão do trabalho;     

-Exploração mão de obra operária;        -Controle do corpo;      
-Características do Cinema Mudo;
                            
Sendo de um importante apelo social, enfatizando as linhas de produção e as consequências dessa forma de organização sobre o trabalho. Trata-se do último filme com poucos recursos de voz dirigido e atuado por Charles Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade estadunidense, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.
   O filme conta a história de Carlitos (Charles Chaplin) um jovem operário que de tanto realizar trabalhos repetidos em uma fábrica acaba ficando doente. Ele é despedido e, logo em seguida, internado em um hospital. Após um tempo ele sai de lá recuperado, mas acaba sendo confundido com o líder de um grupo de manifestantes que passavam por ali. E por engano da polícia acaba indo para cadeia, sendo solto alguns dias depois em agradecimento por ajudar a prender um traficante de drogas que tentava fugir da prisão.
Nesse momento, surge a outra personagem do filme uma moça órfã Elen Perteson (Paulette Goddard) que é obrigada a roubar alimentos para não passar fome.  A mesma mora com seu pai e suas irmãs, no entanto o seu pai morre e elas vão para orfanato. Inconformada Elen foge e acaba voltando para a rua e conhece Carlitos que a salva de ser presa pela polícia, após tentar roubar comida.  Juntos fogem e vão morar juntos, Carlitos arruma um emprego como segurança de uma loja, mas é despedido por não consegui evitar um assalto e dormi no emprego.
No entanto consegue arrumar um emprego em uma fábrica, porém durante uma greve acaba sendo novamente preso, dessa vez por desacatar a autoridade policial. Alguns dias depois é liberado e a jovem Elen estar a lhe esperar na saída para leva-lo a sua nova casa, um barraco de madeira perto de um lago. A jovem consegue um emprego como dançarina em um restaurante e casa de show, onde Carlitos posteriormente consegue trabalhar como garçom e depois de ator-cantor, fazendo junto a sua amada muito sucessos com shows de improvisação que arrancam muitas risadas do público. Porém em um dia de show a polícia chega a procurar por Elen com os seus dados para leva-la ao orfanato. Mas juntos Carlitos e Elen fogem e terão de começar tudo novamente.
Trazendo a Experiência Fílmicas do mundo mecanizado fez produzir a sensação de prisão e alienação dos funcionários da indústria, representada no filme, se apresentavam. A preocupação de Chaplin perpassava pela própria questão da humanidade, dissolvida na entrega total ao materialismo provindo do capitalismo. A intensa busca dos patrões pelo lucro, a exigência cada vez maior pelo aumento da produção, a falta de liberdade, a busca incessante da felicidade pelo trabalho. E de forma humorística e divertida Charles Chaplin consegue expressar o sentimento de dor e tristeza ao criticar a vida da classe operaria que tanto se submeteu a trabalhos, duros e exploratórios durante a revolução industrial. No entanto o filme também demostra o sentimento de luta pelas melhorias de vida da classe baixa, que tanto trabalha em detrimento das outras. E prova no final que por mais que a sociedade lhe oprima é possível sorri e ser feliz.
A música principal do filme é Smile (Sorri) com melodia composta por Charles Chapin exclusivamente para o histórico filme Tempos Modernos em 1936. E em 1954 ganhou letra por John e Geoffrey Parsons.  Melodia esta marcante por despertar o sentimento de dor e tristeza exposto no filme, casando-se perfeitamente com as irônicas e humoradas imagens de pobreza e sofrimento vivido pelos dois personagens central do filme.  A cena final é introduzida por uma legenda, escrita: “NA AURORA”, Então Elen diz:

Imagem preto e branca: Charles e Elen lado a lado no horizonte de uma estrada com montanhas no fundo.
Cena final do Filme tempo Modernos
- Para que tentar?
Ao que o  Carlitos lhe responde:
-Levante a cabeça, nunca desista! Vamos conseguir nos virar!
Eles, então, de mãos dadas, ao som de “Smile”. O Carlitos olha para ela e diz: “Sorria!”  

Referência: Fernando. História do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006.

Comentários