Gilberto José - Um garoto sonhador (2ª parte)

Gilberto sentado em banco com violão nas mãos. - Contato: glbertotocatupb@gmail.com

Por: Annellyezy Aparecida 
    
          No dia 12 de junho de 1998, Gilberto começou a namorar Adnalva de Melo Silva, na época sua aluna, atualmente sua esposa. Sobre esse amor, Gilberto compôs a música Meu poema de amor”:
“[...] Uma musa tão jovem
 E um pobre poeta sedento de amor,
Tão maravilhado, aprendi a lição,
Não fui mais professor.
Naquele momento a lua sorriu
As estrelas cantaram,
Uma brisa aplaudiu,
O orvalho dos beijos
Molhou nossas almas
E o seu céu se abriu. [...]”  Gilberto José
E depois de dois anos se casaram em 13 de julho de 2000 em dia de muita alegria e felicidade; estando juntos até os dias atuais. Gilberto vivenciou ainda dezesseis anos na politica, sobre essa experiência relata ter sido um tempo desperdiçado ter apenas “estendido tapetes para os políticos passarem”. Os movimentos políticos surgiram em 1987 em um movimento que tinha como objetivo tomar o poder de Ernesto do Rego em Boqueirão-PB; foi candidato a vereador em Boqueirão-Pb em
1992, mas não foi eleito. Com a emancipação de Caturité, se candidatou em 1996, tendo sito eleito como 1º Suplente de Vereador, tendo assumido a vaga por um ano; Sendo ainda chefe de gabinete; no município de Caturité , secretário de educação e cultura; secretário de finanças e secretário de educação.
Gilberto com rosto fino, óculos de grau e cabelos  lisos na altura do ombro com o braço do violão ao   lado do rosto e olhar cabisbaixo.
Foto da capa do 1º CD “Quero apenas falar de amor”
Foto: Aquivo Gilberto José
Nesse período não conseguiu realizar nenhum de seus projetos culturais na cidade por falta de apoio politico. Em 2005 compôs o “Hino de Caturité” que inicialmente foi rejeitado pela câmera por rivalidades politicas. Como também foi um dos fundadores da banda filarmônicas da mesma cidade. E publicou o cordel “Caturité a lenda de um Guerreiro”, baseado no texto do historiador Irineu Joffilly, que retrata a guerra entre os índios Cariris e os Portugueses no século XVII. E em 2012 encerrou a sua vida politica.
No ano de 2007 gravou um CD com treze músicas autorais no estilo pop/romântico abordando a temática meio ambiente, paz, amor e justiça Social; em 2012 passou no concurso para professor do estado da Paraíba para cidade de caturité. E começou uma especialização em Fundamentos da educação pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB concluindo no ano de 2014 abordando em sua monografia a temática “o celular como fonte de pesquisa na escola”. Neste mesmo ano fez um show na AABB (Associação Atlética do Banco Brasil) em Recife a onde foi muito bem reconhecido.
Recentemente vem escrevendo também para o público infantil, escreveu um conto fábula intitulado “O cabritinho Zé e sua turma – Defendendo a caatinga” e um conto em versos intitulado “De volta para a terra desconhecida”, ilustrado com musicas de sua autoria, no estilo regional, que pretende públicar em breve. Publicando também os cordéis “Namoro desmantelado”; “No Carro dos estudantes”, escrito ainda na época que cursava o antigo colegial. E ainda “As proezas de Etelvino no caminho do roçado; “A seca tem solução” “Matuto no Rio de Janeiro”; “Matuto na Brék Fráid”; e “A coleta seletiva”.
Sua esposa hoje com 32 anos é poetiza tendo aprendido a escrever versos com o marido, atualmente estuda Letras- Português na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, estando na reta final do curso; e publicou o cordel “Um cordel sobre o cordel” que trata a trajetória e historia desse gênero literário. E juntos hoje tem dois frutos maravilhosos dessa relação de amor e companheirismo uma menina de nove anos Thiffane Thielly nascida em 29 de dezembro de 2005 e um menino de cinco anos Thierry Thaynan nascido em 30 de agosto de 2009. Em depoimento a sua esposa escreveu, por se achar melhor na escrita “Para mim ele uma pessoa seria, amorosa que preza a paz, o amor e a família. Sobre o profissional é focado em seus objetivos, buscando sempre dar o melhor de si, sendo um pouco perfeccionista”.
Em lagrimas e emoções a sua mãe deu o seu depoimento sobre Gilberto José e disse que está muito feliz pelos caminhos escolhido pelo filho, que tem muito orgulho da pessoa que ele se tornou e do seu trabalho. Acrescentou que foi um dos filhos pelo qual ela mais lutou, vendo hoje o resultado: o filho continuando na carreira que sempre gostou. Gilberto José desenvolve hoje um trabalho voltado para a Educação Ambiental nas escolas com palestras e projetos pedagógicos enfatizando musicas que abordam que abordamtemáticas sobre o meio ambiente, se destacando a musica de sua autoria “Uma Canção Pela Vida” que diz:
“[...] Não quero viver no deserto não
Vamos parar a poluição
Essa ferida sobre o nossos pés
É o resultado da devastação [...] ” Gilberto José
Foto: reprodução Gilberto -  Gilbeto com mascara no rosto tocando violão com mãos ao lado de  sua filha que está com mascara no rosto e lendo papel nas  mãos e crianças sentadas em circulo pelo chão.
Reuniões da garagem da leitura.  Foto: reprodução Gilberto 
Assim Gilberto ajuda para um mundo melhor ensinando a todos a preservar e cuidar do meio ambiente. Outro projeto desse artista é “Garagem da Leitura” que tem como objetivo incentivar a literatura e o contato com os livros desde cedo o tornando a algo prazeroso para crianças a partir dos três onde ele, sua esposa e sua filha contam historias para crianças da comunidade na garagem de casa. Atualmente Gilberto José mora na comunidade do Curralinho- Caturrite - PB e dá aula na escola do estado “Felix Araújo”, ensina Inglês do 6º ano do ensino fundamental ao 3ºano do ensino médio. Em relação à religião afirma ser junto com a sua família Cristãos, inclusive escreveu a musica “Com Cristo do Meu Lado” que fala das maravilhas Divinas e do amor de Cristo; mas não é adepto de nenhuma igreja. Já para incrementar no campo artístico está preparando o seu novo CD com musicas regionais de sua própria autoria. E diz que pretende fazer mestrado para um dia se tornar professor universitário. Contudo O tempo passou, mas Gilberto nunca deixou de ser um garoto sonhador.

1ª parte da reportagem "Gilberto José - Um garoto sonhador" (https://mundoemrealidade.blogspot.com/2016/07/gilberto-jose-um-garoto-sonhador-1-parte.html)