Amostra Pedagógica em escola boqueirense contribui na disfunção de conhecimentos

Por: Annellyezy Aparecida
  


 Filtro de barro e vela dentro para filtrar a água
Filtro a vela - Geografia
     Durante o dia 25 de novembro de 2016 ocorreu à amostra pedagógica, conhecido popularmente por Feira de Ciências, da “Escola Estadual De Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz do Rego” na cidade de Boqueirão – Paraíba com intuito de mostrar projetos realizados por alunos e orientados por seus professores.  A professora de Química Desterro Guimarães contou como acontece a preparação para o evento que ocorre há sete anos, onde alunos escolhem a disciplina que desejam trabalhar e criam um projeto com a ajuda do professor desta disciplina; fazendo uma interdisciplinaridade entre as ciências como biologia, química, física e outras durante um ou dois meses e apresentam no dia “D” da amostra pedagógica para que outras pessoas possam ver.
     E entre tantos assuntos abordados a situação hídrica do açude Epitácio Pessoa, que a abastecem 22 cidades entre elas Boqueirão e Campina Grande, teve grande relevância por se encontrar em colapso contendo apenas 5,5% de sua capacidade total. Os alunos Ivonete Silva (15 anos), Maria José Alves (15 anos) e Augusto Andrade (15 anos) do 9º ano na disciplina de geografia criaram um filtro a vela com intuito de mostrar a diferença entre a água filtrada e não filtrada. Os mesmo disseram que desde que receberam a noticia que ia acontecer o evento começaram a pensar na criação de algo relacionado à água. 
Imagem 1: maquete sobre isopor de ponte com carros de plástico em cima. Imagem 2: Maquete de isopor de  água feita de gel com alguns de papel simbolizando o lixo e arvores de isopor ao redor.
Maquetes sobre  assoreamento -Geografia
Imagem 1: maquete em isopor: fazenda com plantas de bucha de prato e galhos de arvores;  vacas e bonecos de plástico. Imagem 2: Maquete de isopor com açude com água feita de gel.
 Maquete sobre agrotóxico -Geografia


















Maquete sobre isopor: areia, plantas de plástico e açudes com água de gel.
Maquete assoreamento - Geografia



                Assim maquetes mostrando os impactos do açude foram utilizadas, como a maquete que ressaltava assoreamento, feita pelas alunas Juliana Gomes (14 anos), Jennefe Lima (13 anos) e Leticia Souza (14 anos) do 9º ano em que elas disseram que como assunto mais falado em Boqueirão agora é o açude, viram a importância de mostrar como o lixo vem aterrando o mesmo para assim poder conscientizar a população. Além disso um vídeo de entrevista com a população e especialistas sobre a água, e explicações dos alunos sobre a história do açude  também foram utilizados.             
    A professora orientanda Teresinha de Jesus afirma que a ideia surgiu com os alunos que criaram o primeiro projeto: “filtração da água”, que fez ela continuar trabalhando com o tema levando em consideração a escassez de água no açude e os seus impactos que contribuíram para crise hídrica, a fim de fazer com que seus alunos e a população conhecerem estes problemas e suas possíveis soluções.
vulcão de argila onde colocam dentro vinagre, bicarbonato e detergente.
Vulcão - Experiência química 
    Ademais, foram mostradas algumas experiências químicas relacionadas ao ácido e base, como o vulcão feito com bicarbonato, vinagre e detergente. Na disciplina de História optaram pela idade antiga mostrando em maquetes o Egito com suas pirâmides. Já Física mostrou um pouco da robótica movida a energia solar; e entre vários projetos de outras disciplinas.  O visitante Fabio, professor de Ciências, deu sua opinião sobre a amostra que considera ser muito interessante, pois flui muito na parte educativa transmitindo aos alunos e professores o prazer e integração de trabalho realizado. Assim mais um ano a amostra pedagógica contribui para difusão de conhecimentos para população boqueirense. 
Maquete com  pirâmides de isopor com rio e barco de papel, plantas de plásticos e bonecos pelo meio.
Projeto Historia- Pirâmides do Egito

Da esquerda para direita: rampas com carros e roda gigante que se movimentam a energia solar.
Projeto robótica- física